Como Franklin pode nos ajudar a fazer melhores escolhas e alcançar prosperidade

Por Michele Müller

Seis vídeos repletos de histórias e ensinamentos baseados na lista virtudes do pensador Benjamin Franklin formam o projeto de educação financeira Conversa Franca e estão disponíveis aqui no site para você assistir.

Mesmo tendo sido extremamente produtivo e bem-sucedido em empreendimentos tão diversificados, o pensador, cientista e político Benjamin Franklin tinha como um de seus grandes objetivos aprimorar-se como ser humano.

Para a nossa sorte, ele encontrou várias formas de nos oferecer a oportunidade de fazermos o mesmo, por meio de histórias, ensinamentos e aforismos publicados de diversos veículos da época – inclusive nos famosos almanaques anuais que ele criava.

As reflexões que ele nos deixou foram elaboradas a partir de uma lista de virtudes que criou para seu autodesenvolvimento, acompanhada detodo que possibilitou-lhe moldar e aperfeiçoar o próprio caráter de forma contínua, ao longo dos seus 84 anos.

Quando me deparei com seus escritos, temperados com humor e humildade, enxerguei ali uma fórmula acessível e atraente que pode, trezentos anos depois, servir como guia para nosso comportamento, nos capacitando a fazer melhores escolhas e a gerenciar melhor o tempo, as emoções e as finanças – qualidades necessárias para uma vida próspera.

Decidi então garimpar e compilar diversas situações vividas por Franklin e algumas histórias contadas por ele e organizá-las de acordo com as virtudes da sua lista, costurando esse material com os deliciosos aforismos – alguns dos quais eu cresci ouvindo sem conhecer a genialidade por trás de suas construções, embora ciente do efeito desses ensinamentos na minha formação.

Para minha alegria, o Sicredi abraçou a ideia e passou a oferecer o curso baseado no método Franklin a seus colaboradores e associados. O projeto cresceu e com o envolvimento de uma equipe supercompetente ganhou formato multimídia. Minha colega Thays Beleze, com quem apresentei o programa, trabalhou na adaptação do material e construção do roteiro.

O Conversa Franca é dividido em seis episódios, cada um abordando uma das virtudes da lista de Franklin: autodisciplina, produtividade, organização, ação, economia e relacionamentos. Além de contarmos histórias baseadas no pensador, eu e Thays conversamos com profissionais especialistas nos temas centrais, que nos trazem valiosas dicas e ensinamentos que nos ajudarão a construir prosperidade e qualidade de vida.

Para mais informações sobre educação financeira, sugiro a leitura do especial Na Ponta do Lápis, produzido pelo G1 com base em uma série de entrevistas que fizeram comigo e outros profissionais especialistas no assunto.

E para saber mais sobre meus outros cursos e capacitações, clique aqui.

 

De todas as ambições às quais o coração humano pode aspirar, não existe nenhuma mais nobre ou valiosa que o aperfeiçoamento do cará́ter ou a capacidade de fazer o bem.

Ben Franklin

Para assistir aos episódios, clique nos links abaixo de cada tema.

 

Autodisciplina

Não satisfazer os desejos de agora pensando no que é melhor para nós no futuro é, segundo, Franklin uma questão de amor próprio. É também questão de autodisciplina – fundamental para substituir hábitos ruins, relacionados ao que é prazeroso para mim agora, por hábitos bons, que garantem saúde financeira, física e mental no futuro.

 Se quiser viver bem, é preciso cuidar da sua felicidade agora e também no futuro e jamais construir uma sobre as ruí́nas da outra”.

Assista ao programa sobre autodisciplina acessando este link.

 

Produtividade

“Tempo é dinheiro”, ensinou Franklin em seu mais famoso aforismo. O tempo é um elemento essencial na virtude da produtividade. Saber administrá-lo, no entanto, é um grande desafio na era do excesso de informações e de distrações. Podemos começar colocando em prática um dos mais diretos e sábios ensinamentos de Franklin:

 Um hoje vale dois amanhãs; portanto, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”.

 

Assista ao programa sobre produtividade acessando este link.

 

Organização

A desorganização nos faz perder tempo, energia e dinheiro. Há várias formas de nos organizar para evitar procrastinação e ações desnecessárias, garantir a produtividade e um bom gerenciamento financeiro. Franklin nos ensina a mais básica:

Tenha um lugar para cada coisa e um horário para cada atividade”.

 

Assista ao programa aqui:

Assista ao programa sobre organização acessando este link.

Ação

Refletir sobre o que precisamos fazer para adquirir hábitos para uma vida próspera é um passo importante. Pensar em estratégias para isso é também fundamental. Mas tudo isso é fácil; difícil é por em prática. Pois, como dizia Franklin:

O dizer e o fazer tiveram uma briga e se separaram”.

 

Assista ao programa sobre ação acessando este link. 

 

Economia 

A temperança, ou seja, a sabedoria de dosar adequadamente pequenos prazeres sem se aproximar dos excessos, é o que garante a saúde financeira. A virtude da frugalidade requer organização e, principalmente, autocontrole no dia a diapois economizar não significa apenas evitar grandes gastos, e sim manter-se atento também aos pequenos. Como ensinou Franklin:

Um pequeno vazamento pode afundar um grande navio”.

 

Assista ao programa sobre economia acessando este link.

 Relacionamentos

Por mais que queremos, não temos controle sobre o que os outros sentem, pensam ou como agem. Temos, no entanto, controle sobre como reagimos às atitudes dos outros. Essa consciência resume a virtude da tranquilidade, fundamental para mantermos bons relacionamentos e, como consequência, uma vida saudável e próspera. Conforme nos ensina Franklin:

Não se incomode demais com bagatelas, incidentes comuns ou coisas que estão fora de seu controle.

Assista ao programa sobre relacionamentos acessando este link.

Michele Müller

14 maio 2018

Para ganhar uma habilidade, não basta observar: é preciso praticar, testar, errar e repetir

Imagine uma criança em frente à televisão, assistindo a programas em alemão ou qualquer outra língua desconhecida, durante várias horas por dia. Em quanto tempo ela aprenderia a

Michele Müller

1 novembro 2017

Estratégias da comunicação social podem tornar a educação mais eficaz

O ensino não acontece sem uma comunicação eficaz. Pais e professores são, acima de tudo, comunicadores. E todo o bom comunicador é necessariamente criativo: sempre vai procurar fugir

Powered by tnbstudio