Leitura e sentido
Programa de intervenção para ganho de fluência e desenvolvimento da capacidade de compreensão e de habilidades da comunicação.
O que é preciso para ler e compreender
O sucesso na leitura depende do desenvolvimento de várias habilidades linguísticas relacionadas à decodificação, fluência e compreensão da linguagem.
Em muitos casos, problemas na compreensão de um texto podem ser resultado de dificuldades na decodificação e falta de fluência na leitura. Mas muitas crianças parecem não conseguir interpretar o que está escrito mesmo lendo fluentemente. Isso pode ser resultado de um déficit na compreensão da linguagem – outro fator fundamental para o sucesso da leitura.
Quando a alfabetização geralmente ocorre dentro do tempo, o problema pode demorar a ser reconhecido ou ser confundido com déficit de atenção. Isso porquê com dificuldade no processamento das informações verbais são geralmente desatentas durante as explicações e parecem cometer erros de desatenção na hora de responder as atividades.
clara aquilo o que leram ou aprenderam; têm memória verbal fraca e vocabulário pobre para a idade; costumam interpretar de forma literal as expressões, têm dificuldade em entender mensagens implícitas e conceitos abstratos.
O fato de se expressarem mal costuma trazer prejuízo acadêmico geralmente a partir do terceiro ou quarto ano do ensino fundamental, quando o desempenho do aluno começa a depender mais da formulação e expressão de ideias.
O que é trabalhado para ganho de fluência e construção de sentido:
Decodificação
consciência fonológica, atenção visual, ritmo, habilidades visomotoras.
Fluência
automaticidade, prosódia, repetição.
Compreensão
vocabulário, técnicas de visualização, raciocínio verbal, expressão oral e escrita, linguagem figurativa, habilidades de fazer inferências, criar relações e estabelecer importância.
Se você é professor e gostaria de aumentar o interesse da turma pela língua e pela leitura, considere uma capacitação que vai te ajudar a aplicar estratégias de desenvolvimento da linguagem oral e escrita entre crianças do ensino fundamental.
Uma avaliação das habilidades linguísticas e uma intervenção adequada são fundamentais na superação das dificuldades de compreensão e expressão. Se você percebe que as complexidades da linguagem são um desafio para o seu filho, considere um programa de intervenção criado a partir do diálogo entre a comunicação social, a linguística e a neurociência, com jogos e exercícios inspirados em estratégias de compreensão utilizadas com sucesso por especialistas ao redor do mundo.
Problemas na leitura, tanto de decodificação quanto de compreensão, são bastante comuns:
Pesquisas apontam que entre 10% e 15% das crianças que leem com fluência apresentam essas dificuldades de linguagem.
No Brasil, segundo dados do Instituto Paulo Freire, uma em cada três pessoas sai da universidade sem a capacidade de compreensão plena de um texto.
Entre 5% e 10% dos estudantes apresentam problemas na decodificação. E em cada 10 crianças com distúrbio de aprendizagem, 8 têm problemas na leitura.