Oficina de desenvolvimento da linguagem

Oficina de desenvolvimento da linguagem

A neurociência aplicada à formação de leitores fluentes e à construção do raciocínio verbal em sala da aula.

Passamos tanto tempo em contato com a palavra escrita que temos a impressão de que ler é um processo simples. Esquecemos de toda a prática que nos foi exigida até ganharmos automaticidade na leitura. A verdade é que não existe no cérebro nenhuma estrutura dedicada a essa capacidade, que passou a fazer parte da nossa comunicação em um momento bastante recente da história.

Para que essa complexa tarefa seja executada com sucesso, várias estruturas cerebrais devem trabalhar em sincronia, numa orquestração que demanda o exercício de diferentes habilidades e anos de prática. E vencer o desafio da decodificação automática da palavra escrita ainda não garante o sucesso na leitura, que depende de um outro fator básico: a compreensão da linguagem.

Apesar de fundamental para o aprendizado e para a expressão oral e escrita, esse segundo componente da leitura é geralmente pouco trabalhado nas escolas brasileiras, onde a maioria dos exercícios da língua envolvem ortografia e nomenclaturas gramaticais, muitas vezes ensinadas fora de contexto.

O desenvolvimento da linguagem vai muito além de regras; expressar-se bem – seja escrevendo, seja falando – é muito mais que não cometer erros ortográficos ou gramaticais. Antes, deve haver a compreensão, que por sua vez exige habilidades que podem ser desenvolvidas naturalmente por algumas crianças, mas que podem ser desafiadoras para outras.

Todas as habilidades necessárias para a construção da fluência e do significado são apresentadas nas oficinas de desenvolvimento da linguagem.

São dois módulos sobre compreensão da leitura, sendo um teórico e outro com exemplos de atividades que irão enriquecer as aulas de português ou outras disciplinas que envolvem habilidades linguísticas.

Um terceiro módulo aborda distúrbios de linguagem, com foco na dislexia. O objetivo é fornecer aos profissionais da educação todo o conhecimento necessário para ajudar na identificação de crianças de risco e na superação das dificuldades.

Cada módulo tem aproximadamente quatro horas de duração.

Cada módulo tem aproximadamente quatro horas de duração

Questões apresentadas em cada módulo

MÓDULO 01

FLUÊNCIA E COMPREENSÃO

Como o cérebro se adapta à capacidade de ler; quais as melhores estratégias para o exercício da fluência na leitura; quais habilidades devem ser desenvolvidas para a aquisição da capacidade de compreensão plena de um texto.

MÓDULO 02

ESTRATÉGIAS

Como complemento ao módulo teórico sobre fluência e compreensão, são apresentadas estratégias de ensino de vocabulário, oralidade e compreensão de textos.

MÓDULO 03

DISTÚRBIO DE LINGUAGEM

Como os professores podem ajudar na identificação da dislexia e de problemas na compreensão da linguagem; como a escola pode se adaptar a esses déficits e ajudar na superação das dificuldades.

Dificuldades na decodificação e na compreensão da leitura são bastante comuns:

Pesquisas apontam que entre 10% e 15% das crianças que leem com fluência apresentam essas dificuldades de linguagem.

No Brasil, segundo dados do Instituto Paulo Freire, uma em cada três pessoas sai da universidade sem a capacidade de compreensão plena de um texto.

Entre 5% e 10% dos estudantes apresentam problemas na decodificação. E em cada 10 crianças com distúrbio de aprendizagem, 8 têm problemas na leitura.