Orientação para pais

Orientação para pais

 

Técnicas para estudar com seu filho e tornar a aprendizagem mais eficaz e estimulante

Tarefas de casa, semanas de avaliações e trabalhos de pesquisa inevitavelmente envolvem a família. Quando a criança demora a ganhar autonomia e precisa de apoio para se organizar, o período letivo pode tornar a rotina familiar caótica e estressante.

Nem sempre os pais estão preparados para dar o suporte que os filhos precisam em casa para que a experiência escolar seja positiva. Falta tempo, falta paciência e, principalmente, o conhecimento de como estudar. Saber estudar não significa dominar o conteúdo e explicá-lo ou cobrar a releitura da apostila. Depende do conhecimento de técnicas baseadas na forma como o cérebro aprende.

Ao exercitar com os filhos estratégias eficazes de estudo, os pais cumprem uma função mais importante que reforçar o que foi ensinado na escola: garantem motivação e confiança para aprender. Ajudam a desenvolver o que chamamos de metacognição, despertando nas crianças a consciência sobre seus próprios processos cognitivos para que possam organizar, reter e aplicar as informações de forma prática e criativa.

Essa habilidade, quando exercitada, pode mudar completamente a relação da criança com os estudos. Diminui a ansiedade e frustração e torna mais eficaz e aprendizagem de qualquer área do conhecimento.

Em um curso de três horas, os pais vão conhecer algumas das estratégias utilizadas por campeões de memória e pessoas que aprenderam a superar dificuldades acadêmicas e se destacaram justamente nas áreas que consideravam mais desafiadoras. Esses métodos serão explicados do ponto de vista neurocientífico e adaptados às necessidades das crianças em idade escolar.

Entre os assuntos abordados estão:

Atenção e memória

Organização do material de estudos

Rotina e sono

Motivação

Os pais de crianças com dificuldades na decodificação ou compreensão da leitura podem solicitar uma consultoria individual com dicas de estudo voltadas às necessidades específicas de seu filho. São feitas duas sessões com a criança e, no mínimo, duas com os pais.

Powered by tnbstudio